Como fazer um relatório é uma dúvida que muitos estudantes podem ter, especialmente no momento em que se faz necessária a elaboração de projetos de conclusão de curso. Nesta etapa é essencial resumir quais foram os principais achados e conclusões do projeto. Além de também explicar a importância do seu trabalho e suas contribuições para a área.
Para a elaboração de relatórios é possível seguir uma estrutura, além de também descrever em detalhes os métodos e abordagens que você usou para conduzir o projeto.
Em primeiro lugar é necessário criar uma capa com o título do relatório, colocar o seu nome, nome do professor orientador, instituição de ensino, data e outros detalhes necessários. Para isso é possível incluir uma página de título com informações semelhantes.
No entanto, durante o processo de revisão da literatura também é possível que os estudantes realizem uma revisão da literatura relacionada ao seu tópico para contextualizar seu projeto. Sobretudo, através do destaque das principais teorias, conceitos e pesquisas relevantes.
Após isso, cada aluno pode escrever em detalhes quais foram os métodos e abordagens que utilizam para conduzir o projeto. E explicar de qual maneira cada estudante coletou dados, selecionou participantes (quando aplicável), e realizou cada uma de suas análises.
Por fim, os autores podem apresentar os resultados do seu projeto de forma clara e organizada. Uma vez que os alunos podem usar tabelas, gráficos e figuras, quando apropriado, para ilustrar os principais pontos. Em especial para a interpretação de quais foram os resultados em relação aos objetivos do projeto que foram definidos previamente.
A padronização de relatórios de pesquisa
As normas de formatação mais comuns incluem as normas ABNT e a estrutura a seguir. Visto que é nessa etapa que cada pesquisador poderá discutir cada uma das implicações práticas e teóricas, bem como quaisquer limitações do estudo. Além de também resumir quais foram os principais achados e conclusões do projeto.
Ao explicar a importância do seu trabalho e de suas contribuições para a área., cada estudante pode:
- Margens e Espaçamento: Defina margens adequadas (geralmente 2,54 cm) em todos os lados da página, uma vez que é possível usar espaçamento duplo entre linhas no corpo do texto.
- Tamanho e Tipo de Fonte: Use uma fonte legível, como Times New Roman, Arial ou Calibri, em tamanho, uma vez que é possível manter a consistência na escolha da fonte em todo o relatório.
- Títulos e Cabeçalhos: Cada aluno pode utilizar a hierarquia de títulos e cabeçalhos para organizar o conteúdo do relatório, geralmente com títulos em negrito ou itálico e números ou letras para identificar subseções.
- Página de Rosto: Além de também incluir informações essenciais na página de rosto, como título, nome do autor, afiliação, nome do orientador, data e outros elementos conforme as normas da instituição.
- Notas de Rodapé e Anexos: Use notas de rodapé para esclarecer informações adicionais ou fornecer referências além de incluir anexos (se necessário) no final do relatório, numerando-os e nomeando-os claramente.
- Estilo de Escrita: Mantenha um estilo de escrita claro, objetivo e formal. Ao evitar a linguagem coloquial, gírias ou linguagem excessivamente técnica sem explicação.
- Numeração de Páginas: Numere todas as páginas do relatório, geralmente com números arábicos no canto superior direito ou inferior da página.
Por fim, é possível que os autores sejam consistentes durante o processo de formatação de gráficos e tabelas, incluindo títulos, rótulos e unidades de medida. No momento em que cada autor pode realizar o processo de revisão e edição. Através da revisão e edição de seu relatório, os alunos podem eliminar erros gramaticais e ortográficos. E também verificar a consistência na formatação e no estilo textual.